41 9.8848 7225

HOME     QUEM SOMOS     SERVIÇOS     CONVÊNIOS     QUALIDADE      PERGUNTAS FREQUENTES      CONTATO

Home / Serviços / PAPANICOLAOU

PAPA

NICOLAOU

PAPANICOLAU

O que é Citopatologia?

A Citopatologia, também por vezes chamada Citologia, é a área da Anatomia Patológica que estuda e diagnostica doenças com base nas características celulares da amostra coletada. A amostra pode ser obtida por exfoliação ou por punção aspirativa e ser processada pela metodologia convencional ou transferida para um fixador líquido (citologia de base líquida).

O que é Citopatologia Convencional ou Papanicolaou?

A citologia exfoliativa se vale da propriedade que os tecido têm de exfoliar ou descamar células, que podem ser coletadas, coradas e examinadas quanto a suas características morfológicas.

Partindo desse princípio, e exame de Papanicolaou foi introduzido em 1941, com ampla aceitação, tendo sofrido poucas modificações desde então. Sua aplicação primordial foi na detecção precoce do câncer do colo uterino, que, nessa época, era o segundo câncer mais frequente entre as mulheres norte-americanas.

A possibilidade de erradicar uma doença letal pela descoberta de lesões pré-malignas insuspeitas, através de um exame rápido, não-invasivo e de custo acessível, permitiu a implementação do exame em larga escala na população e a diminuição da mortalidade pelo câncer do colo uterino.

Cuidados na coleta e fixação

• Esfregaços: Coletar o material com espátula ou escova e dispersá-lo sobre a lâmina exercendo leve pressão. Imergir imediatamente a lâmina em frasco contendo álcool 90%. Identificar a amostra e encaminhar ao laboratório com a requisição devidamente preenchida.
  • Líquidos / fluidos: Acondicionar o material em tubo, frasco ou seringa, adicionando álcool 70% ao fluido, em volume equivalente ao da amostra a examinar. Identificar a amostra e encaminhar ao laboratório com a requisição devidamente preenchida.

FORMULÁRIO

CITOPAR