Sobre o exame

A imunofluorescência é uma técnica poderosa e amplamente utilizada em laboratórios clínicos e de pesquisa devido à sua capacidade de identificar e localizar componentes específicos em amostras biológicas através da fluorescência induzida por anticorpos ou antígenos marcados.

Imunofluorescência

01 - O que é o exame?

O exame de imunofluorescência é uma técnica laboratorial utilizada para detectar e identificar a presença de antígenos (proteínas estranhas ao organismo) ou anticorpos (proteínas de defesa produzidas pelo sistema imunológico) em amostras biológicas, como sangue, tecidos ou células. Essa técnica se baseia na capacidade de certas substâncias emitirem luz fluorescente quando excitadas por uma fonte de luz específica.

02 - Cuidados na coleta e fixação

O material a ser analisado deve ser acondicionado em ?Meio de Michel? ou soro fisiológico, e encaminhado imediatamente ao laboratório, de preferência no frasco fornecido pelo Citopar, acompanhado de solicitação e história clínica. *TODA AMOSTRA DEVE SER ENCAMINHADA COM PEDIDO MÉDICO/ REQUISIÇÃO DEVIDAMENTE PREENCHIDA

FALE CONOSCO

Entre em contato para tirar todas suas dúvidas sobre nossos exames. Horário de atendimento de segunda a sexta, das 07h30 às 18h:00 e aos sábados das 08h00 às 12h00

Entrar em contato

Outros exames

Oferecemos uma ampla gama de exames especializados para garantir diagnósticos precisos e cuidados personalizados para a sua saúde.

Anatomopatológico

A anatomia patológica desempenha um papel crucial no diagnóstico precoce, prognóstico e monitoramento de várias doenças, contribuindo significativamente para a prática médica moderna.

Citopatologia não ginecológica

A citopatologia não ginecológica é uma área especializada da medicina diagnóstica que se concentra na análise das células anormais ou alteradas encontradas em diversos tecidos e líquidos corporais, exceto no trato genital feminino

Citopatológico cérvico-vaginal

A citopatologia cérvico-vaginal é fundamental para a saúde pública, contribuindo para a redução da incidência e mortalidade por câncer cervical por meio do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das condições precursoras.

Imunohistoquímica Imunocitoquímica

A imunohistoquímica é fundamental para o diagnóstico de doenças, especialmente cânceres, ajudando a determinar a origem e a natureza das células tumorais. Além do diagnóstico, também é usada para prever a resposta ao tratamento e para classificar tumores com maior precisão. Já a imunocitoquímica combina princípios da imunologia com técnicas citológicas, permitindo a detecção de antígenos específicos em células isoladas.

Captura Híbrida

O exame de Captura Híbrida é uma ferramenta crucial na detecção precoce do HPV de baixo e alto risco, ajudando na prevenção e no manejo clínico do câncer cervical e de outras condições associadas à infecção por este vírus.

Biópsia de Congelação

O exame per-operatório ou biópsia de congelação é um exame solicitado pelo cirurgião e realizado pelo patologista durante o ato operatório, cuja resposta deverá orientar a conduta que o cirurgião tomará no decorrer do procedimento.

Revisão de Lâminas

A revisão de lâminas de biópsia é um processo importante em que um patologista examina novamente as lâminas histológicas de uma biópsia previamente realizada. Isso pode ser solicitado por diversos motivos, como confirmação de um diagnóstico, segunda opinião, ou preparação para uma cirurgia subsequente.